domingo, 30 de outubro de 2011

GESAC

Coordenado pelo MiniCom, por meio do Departamento de Infraestrutura para Inclusão Digital, em parceria com outros órgãos e entidades, o Gesac oferece ferramentas em tecnologias para a informação e comunicação (TICs), recursos digitais e capacitação por meio de uma plataforma de rede, serviços e aplicações, com o objetivo de promover a inclusão digital em todo o território brasileiro.

Criado há mais de oito anos, o Gesac busca disseminar meios que permitam a universalização do acesso às informações e serviços de governo eletrônico. Para oferecer uma alternativa de acesso ao computador e à internet, o Gesac e seus parceiros disponibilizam a infraestrutura fundamental para a expansão de uma rede. Milhares de brasileiros passam a dispor de equipamentos de informática e, ainda, do acesso à internet. É a oportunidade de inserção no mundo das tecnologias de informação (TICs) e comunicação por meio de uma iniciativa governamental pública, gratuita e democrática.

DIRETRIZES:

I Promover a inclusão digital;

II Ampliar o provimento de acesso à Internet em banda larga para instituições públicas;

III Apoiar órgãos governamentais em ações de governo eletrônico;

IV Contribuir para a universalização do acesso à Internet;

V Fomentar o desenvolvimento de projetos comunitários e a formação de redes de conhecimento;

VI Incentivar o uso de software livre;

VII Apoiar o desenvolvimento das comunidades beneficiadas; e

VIII Apoiar comunidades em estado de vulnerabilidade social.

OBJETIVOS:

I - disponibilizar conectividade em banda larga à Internet para iniciativas de inclusão digital, educação e governo eletrônico;

II - disponibilizar a plataforma multiserviço do Programa Gesac para apoiar ações de inclusão digital, especialmente nos Telecentros;

III - apoiar as iniciativas de governo voltadas para o desenvolvimento de serviços a distância: Telemedicina, Telessaúde e Educação a Distância, entre outros;

IV - atender a todos os municípios brasileiros; e

V - ampliar a oferta de Pontos Gesac.’’

METAS:

I - a quantidade mínima de Pontos de Presença em operação;

II - a distribuição do Programa no território nacional;

III - as condições de atendimento ao público alvo;

IV - as condições de uso;

V - a capacitação de multiplicadores; e

VI - o crescimento anual da planta do Programa.”

Curso de inclusão digital

Oferecido desde 2008 por meio do Programa Gesac, o curso de inclusão digital é oferecido aos prestadores de serviços terceirizados do Ministério das Comunicações.

O curso se dá em dois módulos: "Curso de Inclusão Digital"

(Módulo I) e "Curso de Inclusão Informacional” O primeiro é voltado para aqueles que não possuem nenhum conhecimento de informática, ou seja, não sabem muitas vezes nem ligar o computador, não tem conhecimento do que é a internet, nem dos benefícios que ela oferece.

(Módulo II) é indicado para aqueles que possuem uma noção básica e desejam aprofundar seus conhecimentos. Desta forma, apresentamos a tecnologia como suporte nas atividades diárias, além de possibilitar o aprimoramento de conhecimentos para o uso profissional dos equipamentos, ou simplesmente para o lazer.

sábado, 15 de outubro de 2011

Resumo SI

SIG (sistema de Informação Gerencial)

SAD (Sistema de Apoio à Decisão)

SSE (Sistemas de Suporte a Executivos)

Entender um SIT é entender as operações e funções básicas da empresa realização de negócios, gera e armazena dados.

SIG Contabilidade -> relatórios de contabilidade.

SIG Finanças -> relatórios de finanças.

SIG Marketing -> relatórios de marketing.

Cada uma das áreas funcionais utiliza o seu próprio conjunto de subsistemas.

Os SIG devem ser desenvolvidos de forma que cada área funcional receba relatórios com informações que se focalizam nas necessidades específicas daquele grupo.

O SIG usa os dados obtidos das fontes, processando-os em informações mais úteis para os administradores,

oferecem aos gerentes relatórios sobre o desempenho passado e presente da empresa;

Auxiliam o papel informativo dos gerentes ajudando a monitorar o desempenho atual e a prever o desempenho futuro, possibilitando assim que os gerentes intervenham quando as coisas não estiverem indo bem.

As empresas hoje buscam integrar os vários sistemas através de banco de dados compartilhados. A integração de diferentes SI torna mais fácil o compartilhamento de dados – o que pode levar a relatórios mais precisos e conseqüentemente ao aumento da eficiência.

Já o SAD serve para dar suporte à tomada de decisões específicas de um problema.

são sistemas interativos sob controle do usuário e que oferecem dados e modelos para a solução de problemas semi-estruturados ou não-estruturados

embora destinado aos níveis mais elevados da gerência, são utilizados em todos os níveis de administração, porque os gerentes de qualquer nível (operacional, tático ou estratégico) podem se defrontar com problemas menos estruturados.

Um SAD intervem diretamente para mudar a maneira como os dados serão apresentados.

manipular grandes volumes de dados;

obter e processar dados de fontes diferentes;

possuir orientação tanto textual quanto gráfica (produção de textos, tabelas, desenhos lineares, gráfico de pizza, curvas de tendência, etc;

Proporcionar flexibilidade de relatórios e de apresentação.